sais
1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução.
2 - Os sais têm sabor salgado.
3 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.
4 - Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.
5 - Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.
6 - Se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes.
7 - E, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.
Obs: AMANDA OU SL QUEM FOR FALAR ESSES EXEMPLOS VAO ESTAR NO TRABALHO MAS TU TAM QUE SABER EXPLICAR, APROPOSITO EU SEI, MAS TI VIRA!
Neutralização
A neutralização faz com que os íons H+ e OH– presentes em solução se transformem em água e, dessa forma, apenas os outros íons provenientes do ácido e da base permaneçam em solução. ácido + base → sal + água Exemplo:
Neutralização parcial
Quando a quantidade de íons H+ fornecidos pelo ácido for igual à de íons OH– fornecidos pela base, acontecerá neutralização total. A neutralização parcial ocorre quando há um excesso de H+ (neutralização parcial do ácido) ou de OH– (neutralização parcial da base). Assim, resta na fórmula do sal H+ ou OH– sem sofrer reação. Exemplos:
NOMENCLATURA
Coloca-se o nome do ânion (derivado do ácido por troca de determinação) e o nome do cátion (derivado da base). ___nome do ânion___ de ___nome do cátion___
Terminação do ácido
Terminação do sal ídrico eto ico ato oso ito
EXEMPLOS DE SAIS COM OS SEUS NOMES:
NaCl – Cloreto de Sódio;
KNO2 – Nitrato de Potássio;
NH4NO3 – Nitrato de Amônio;
NaNO2 – Nitrito de Sódio ;