etudos da avaliação educacional
CLÁUDIO DE ALBUQUERQUE MARQUES*
ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO**
MARIA ISABEL FILGUEIRAS LIMA CIASCA***
RESUMO
Este artigo tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa
Alfabetização na Idade Certa (Paic), especificamente no eixo de Avaliação, durante o ano de
2007, na busca de cumprir com uma de suas metas prioritárias: ajudar os municípios cearenses a implantar sistemas municipais de avaliação. A estratégia desse programa foi iniciar as atividades pela avaliação dos alunos, buscando criar um ambiente em que o próprio município conduziria todo o processo de forma autônoma e, conseqüentemente, tendo condições para conhecer a realidade não apenas da educação municipal como também de todos os seus alunos, individualmente. Dessa forma, o artigo traz a metodologia utilizada na elaboração do instrumental que compôs o protocolo de avaliação de 2007, bem como as ações inovadoras desenvolvidas no que se refere à divulgação dos resultados. As conseqüências esperadas das ações
* Professor Ajunto do Departamento de Fundamentos da Educação e Coordenador de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da Universidade Federal do Ceará
(marquesclaudio@yahoo.com).
** Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (apaulaufc@hotmail.com).
*** Professora Ajunta do Departamento de Fundamentos da Educação e Vice-diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (isabelfil@uol.com.br).
433
434 • v. 19, n. 41, set./dez. 2008
do programa já começaram a ser detectadas por meio do grande compromisso e envolvimento dos municípios no decorrer de todo o processo de avaliação e, sobretudo, de intervenção na busca de melhorias na qualidade da educação.
Palavras-chave: alfabetização, avaliação de desempenho, qualidade do ensino, Programa
Alfabetização na Idade Certa (Paic).