Sais minerais Salvo Automaticamente
Sais minerais são elementos químicos em forma de íons (elementos químicos no seu estado livre) responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo, para a formação dos músculos, massa cinzenta e nervos, ou seja, as trocas de substâncias contidas nas células dos seres vivos (VITAMINAS E SAIS MINERAIS, 1990). Elas são constituídas de estruturas vitamínicas e hormonais – que produzem vibrações formadoras dos diversos tipos de células e órgãos, resultando numa reação peculiar própria para sua construção.
Suas substâncias, além de estarem presentes na água em que consumimos, também está presente nas plantas e alimentos, mas suas quantidades variam dependendo de sua origem geográfica. Nas plantas obtêm-se sais minerais por meio de suas raízes diretamente do solo, porém sua maioria esta presente diretamente e/ou indiretamente a partir de fontes animais. É encontrado na forma de cristais (fosfato de cálcio encontrado nos ossos); ou associados a moléculas orgânicas (como o ferro na molécula da hemoglobina) (VITAMINAS E SAIS MINERAIS. Guia Prático, 1998).
2. PRINCIPAIS FUNÇÕES
Os sais minerais fazem funções reguladoras nos organismos, sem ele o nosso organismo não realiza de forma eficaz as funções metabólicas. Há 12 sais essenciais que dividem-se em dois grupos:
Micronutrientes (microminerais): são vitaminas e minerais que são essenciais para o perfeito funcionamento do nosso organismo. Mas sua altas quantidades não são necessárias, sendo ingerido quantidades menores a 100g diários.
Na alimentação podemos encontrá-los nas leguminosas, carnes vermelhas, frutos do mar, aves, beterraba, batata, mandioca, folhas verdes, rabanete, cereais, frutas, leite e seus derivados.
Macronutrientes (macrominerais): são nutrientes necessários e fundamentais para o desenvolvimento do nosso organismo (Dantas, Tiago. 2009). Devemos ingeri-los em maior quantidade (mais de 100g por dia) para proporcionar o melhor funcionamento do mesmo.