Fichamento A internet vai acabar com o portugues
FICHAMENTO: A INTERNET VAI ACABAR COM A LÍNGUA PORTUGUESA?
(FIORIN, José Luiz. A internet vai acabar com a língua portuguesa?. Revista Texto Livre. vol. 1 n. 1. Belo Horizonte, 2008.)
“Subjacente a essa afirmação, está a concepção de que a mudança linguística é uma degeneração da língua. Os falantes, quando tomam consciência da mudança, costumam manifestar, na maioria das vezes, uma atitude negativa em relação a ela: a transformação da língua seria uma espécie de decadência; a mudança estaria empobrecendo a língua, ocasionando sua degeneração, transformando-a para pior. Às vezes, alguns falantes têm uma atitude positiva a respeito dela: pensam que ela significa simplificação e, portanto, está tornando a língua mais prática e, por conseguinte, melhor.” (p. 02)
“Já no final do século XIX, em outro contexto ideológico, alguns linguistas dizem que, ao longo de sua história, as línguas progridem, caminham em direção de formas mais aperfeiçoadas, pois permitem maior clareza e precisão na fala e, ao mesmo tempo, exigem dos falantes menor esforço de memória e mesmo menor dispêndio de energia muscular: as formas tornam-se mais breves, desenvolvem-se estruturas analíticas com o abandono das flexões, a ordem das palavras torna-se fixa, as formas irregulares são regularizadas. A história humana era então concebida como um processo contínuo e linear de evolução, passando dos estágios mais primitivos para os mais aperfeiçoados.” (p. 03)
“(...) A língua é um sistema de valores puros, é um todo cujos componentes estão em relação de oposição e de dependência. Esse complexo de relações constitui um objeto que se basta em si mesmo, pois conhece apenas sua ordem. Se o sistema se basta a si mesmo, se há em cada estado da língua um equilíbrio entre as partes, a mudança não pode ser considerada nem degeneração nem melhoria, mas um processo pelo qual as línguas “passam de um estado de organização a outro”.