Sais 2
Sais
Os sais são compostos iônicos, têm sabor salgado e são sólidos.
Características dos sais: Conduzem corrente elétrica quando estão em solução. Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.
Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.
Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.
Se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes.
E, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.
Cloreto de sódio
Nomenclaturas
dos sais - Vídeo
Como os identificamos
Sais
se definem como uma substância, quando dissolvida na água liberam cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Quando um sal libera um cátion H+ é identificado como ácido e os que liberam ânion OH- se classificam como bases. Sais na Natureza
O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl). É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos, na composição do soro fisiológico e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio.
O carbonato de cálcio (CaCO3) é um sólido branco insolúvel em água, encontrado em algumas rochas. Está presente também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes de corais. Na indústria é utilizado na fabricação do cimento, vidro, da cal virgem, etc. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo e nas siderúrgicas como fundente.
O carbonato
de sódio (Na2CO3) é um pó branco ou levemente acizentado. É usado na fabricação de sabões e detergentes, celulose e papel, como desengraxante, na refinação do petróleo, e limpeza em geral. É