TRABALHO DE FISIOLOGIA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS - CESC
DEPARTAMEN TO DE QUÍMICA E BIOLOGIA - QUIBIO
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS LICENCIATURA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA
PROF. FRANCISCO MARQUES DE OLIVEIRA NETO
RELATÓRIO DE AULA PRATICA: COMPARAÇÃO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS (ANFÍBIOS/MAMÍFEROS)
CAXIAS – MA
JUNHO – 2011
EDIANE SOARES MARTINS
ELAINE DA SILVA LIMA
JOCIFRAN ALVES SILVA
MARIA EDIANE CONRRADO
TATIANE DA SILVA BACELAR
RELATÓRIO DE AULA PRATICA: COMPARAÇÃO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS (ANFÍBIOS/MAMÍFEROS)
CAXIAS – MA
JUNHO – 2011
1. Introdução
Os Amphibia atuais são tetrápodes com tegumento úmido e sem escamas. O grupo inclui três linhagens distintas: Anura (sapos, rãs e pererecas), urodela (salamdras e tritões) e Gymnophiona (cecílias ou ápodes) (Pough et. al. 2008).
Os animais denominados anuros usualmente possuem pernas longas e movem-se por saltos, e esta forma do corpo é encontrada em muitas linhagens. As formas semi-aquáticas são moderadamente hidrodinâmicas e possuem pés dotados de membranas interdigitais. Os anuros terrestres de grande porte, que dão saltos curtos em vez de longos, são frequentemente chamados de sapos. Geralmente, possuem cabeça áspera,corpo pesado, pernas relativamente curtas e membranas interdigitais pouco desenvolvidas (Pough et. al., 2008).
A forma do corpo dos Anura provavelmente evoluiu a partir de um tipo inicial mais semelhante ao das salamandras. Sugeriu-se que tanto o salto como a natação foram o modo de locomoção que tornou vantajosa essa modificação. Os Anuros têm corpo inflexível e nadam por meio de golpes simultâneos das patas traseiras. Alguns paleontólogos sugeriram que a forma do corpo dos anuros evoluiu devido ás vantagens desse modo de natação (Pough et. al., 2008).
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados. O sangue é produzido na Medula óssea vermelha e tem como