Como Montar Um Sal O De Beleza 2
Apresentação
O negócio de salão de beleza oferece serviços dirigidos à estética capilar, de sobrancelhas e cílios, higiene e embelezamento das mãos e pés, depilação, maquiagem facial, podendo agregar outros serviços da estética facial.
Embora não seja um fenômeno recente, o culto à beleza e à juventude é uma forte tendência nos dias atuais. Tal fato tem se acentuado nos últimos anos, fruto da competição e de mudanças do comportamento social, dentre elas uma participação crescente da mulher no mercado de trabalho e o aumento da expectativa de vida das pessoas. O resultado de tudo isso tem sido o contínuo crescimento da indústria mundial de cosméticos e do mercado de embelezamento.
Um salão de beleza é um lugar onde são desenvolvidos vários serviços relacionados à beleza e ao bem estar. Dentre esses serviços podemos listar: relacionados aos cabelos (cortes, alisamento, shampoo, tintura, hidratação, escova, etc.), manicure, pedicure, maquiagem, depilação, design de sobrancelhas, massagem, etc. Existem salões para os mais variados tipos de públicos: masculino, feminino, unissex, infantil e outros.
Mercado
O setor que abrange as áreas de estética e beleza está em expansão. O último estudo divulgado pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos ), aponta que a venda dos produtos de beleza e higiene cresceu 15,62% em 2012. Segundo a associação, este mercado mantém seu crescimento anual na faixa dos 10 % há alguns anos. E a tendência é aumentar estes e outros números.
De acordo com as informações da Pyxis Consumo, ferramenta do Ibope Inteligência, o brasileiro deve gastar, em 2013, R$ 36,24 bilhões com produtos e serviços relacionados a beleza e bem estar. A classe C fica responsável por 42,6% dos gastos e a Região Sudeste concentra 50% do consumo no Brasil. O Brasil representa o terceiro maior mercado do mundo, com participação de 7,6%, atrás apenas do Japão (10,5%) e dos Estados Unidos (17,6%).