Saida de Quatro Apoios
FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ
EDUCAÇÃO FÍSICA LINCENCIATURA 1° A
CARLA VERILLO
GABRIELA DE OLIVEIRA
LARISSA FERNANDES
LORENA LIMA
NATHÁLIA MARQUES
RENAN BORGES PEREIRA
WELLINGTON LIMA
TRABALHO / ATLETÍSMO
SAIDA DE QUATRO APOIOS
SANTO ANDRÉ
2015
SAIDA DE QUATRO APOIOS
INTRODUÇÃO
Nas corridas de velocidade tem que ser tomado um cuidado especial com a fase da saída, procurando conhecer os mínimos detalhes, para que possa ser aproveitado o máximo possível, porque quando isso acontece o corredor tem a maior chance de vencer a corrida.
E é por isso que hoje todos os detalhes são estudados cuidadosamente, como a posição do corpo, braços e cabeça, a colocação dos pés nos blocos, etc.
Dentro do grupo de saídas podemos destacar três tipos que são mais utilizadas: saída curta ou grupada, saída média e saída longa. Essas denominações são dadas com base na distância de colocação dos apoios nos suportes dos blocos de partida.
Saída curta ou grupada: nessa saída a ponta do pé de trás é colocada na direção do calcanhar do pé que está fazendo o apoio no suporte da frente. O quadril ficará elevado a um ponto superior ao nível da cabeça, portanto bem alto. Também podemos chamar essa saída de grupada, devido a posição grupada do corpo do corredor.
Saída média: é um tipo intermediário entre a curta e a longo, aonde o joelho da perna de trás é colocado na direção da ponta do pé que está no apoio anterior. Neste caso, o quadril não se eleva tanto como na saída curta, ficando quase que em linha com a cabeça.
Saída longa: neste tipo de saída a separação entre os suportes para o apoio dos pés no bloco de partida é maior do que nos tipos anteriores, o joelho da perna de trás fica situado mais ou menos atrás do calcanhar do pé da frente e os quadris situam-se em um ponto pouco abaixo do nível da cabeça.
OBJETIVO DE AULA
Trabalharemos com o objetivo de passar a iniciação da saída de quatro apoios para as crianças, de uma forma lúdica, para que