Intodrução ao Bridge
37132 palavras
149 páginas
Atenção: Na impressão final esta capa deve ser substituída pelo arquivo PagRosto IntBridge.docRoberto Martiniano. Figueira de Mello
VERSÃO 5.2 - JUNHO DE 2001
Adotado pela Academia de Bridge nos cursos para principiantes
Esta página corresponde ao verso da capa. Este texto é oculto.
Prefácio
O Bridge tem suas origens no Whist1, um antigo jogo de cartas praticado na Inglaterra, que já era resultado da evolução de vários outros jogos ainda mais antigos. Algumas autoridades dizem que o nome Whist advém do fato que ele requeria silêncio e concentração, outras porém discordam, dizendo que o jogo era originalmente chamado de Whisk em alusão ao rápido movimento de recolhimento das cartas à medida que as vazas eram ganhas.
O nome Whist já era empregado no século XVII e a opinião pública desta época o associava a silêncio e concentração. Um dos primeiros livros2 sobre o Whist foi publicado em 1742 - ele continha as regras e instruía. O sucessor do Whist foi o Bridge Whist, que se tornou popular por volta de 1894 quando foi introduzido no Portland Club de Londres por Lorde Brougham. Esta modalidade permaneceu popular por cerca de uma década, até que o Bridge Leilão rapidamente usurpou o seu lugar, no início do século XX. O quarto na linha de sucessão dos jogos de parceria da família Whist é o Bridge Contrato, cujo primeiro código de leis foi promulgado em novembro de 1927. Hoje, quando falamos de Bridge, nos referimos ao Bridge Contrato.
A partir desta data o Bridge Contrato cresceu muito em popularidade, primeiramente nos Estados Unidos e Europa, para depois se espalhar pelo resto do mundo. Nos Estados Unidos e na Europa, o Bridge é ensinado em algumas Universidades como matéria eletiva cultural. Atualmente multiplicam‑se iniciativas bem sucedidas de ensino aos jovens do 1º e 2º grau.
O primeiro Campeonato Mundial de Bridge foi disputado em 1950 nas ilhas Bermudas, por isso,