Tudo sobre saida por 4 apoios- Trabalho de Atletismo
A corrida é uma das formas mais primitivas de exercício e dever ter surgido da necessidade dos homens primitivos de andar mais depressa para fugir de alguns perigos ou perseguir a caça.
A prática regular da corrida aumenta a capacidade respiratória, melhora a circulação sanguínea e aumenta a força muscular.
Quando uma pessoa está andando, ela mantém um dos pés no chão e o outro no ar, a todo momento.
Na corrida, de tempos em tempos, os dois pés do atleta ficam no ar. A corrida é, na verdade, uma secessão de pequenos saltos. Ao correr, elevamos os joelhos ao mesmo tempo que movimentamos os braços. Desta forma, obteremos um rápido deslocamento o nosso corpo.
Saídas de Quatro Apoios
Antigamente, em todas as corridas a saída era feita em pé. Entretanto, as provas de velocidade evoluíram para posições com maior flexão de pernas e tronco, originando a saída baixa.
O corredor coloca-se na posição de partida quando o árbitro fala "às suas marcas". Estica um pouco mais as pernas levantando o tronco para frente, quando o árbitro fala "pronto". Deve manter-se imóvel e o peso do corpo passa a ser suportado mais pelas mãos. Quando o árbitro dá o tiro de largada, o atleta estende o bruscamente as duas pernas usando-as como apoio e projeta todo o seu corpo para frente.
Video : http://www.youtube.com/watch?v=0CEv2nc0YBM
Introdução
Nas corridas de velocidade tem que ser tomado um cuidado especial com a fase da saída, procurando conhecer os mínimos detalhes, para que possa ser aproveitado o máximo possível, porque quando isso acontece o corredor tem a maior chance de vencer a corrida.
E é por isso que hoje todos os detalhes são estudados cuidadosamente, como a posição do corpo, braços e cabeça, a colocação dos pés nos blocos, etc.
Dentro do grupo de saídas podemos destacar três tipos que são mais utilizadas: saída curta ou grupada, saída média e saída longa. Essas denominações são dadas com