Atletismo
01- ORIGEM, PEDAGOGIA E EVOLUÇÃO:
“Atletismo, o esporte número 1 dos Jogos Olímpicos”.
O atletismo “é um conjunto de desportos constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos”. pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo
Ele pode ser considerado a modalidade mais antiga do mundo. Registros apontam que, os gregos já praticavam esportes como: corrida, lançamento de objetos e salto em altura, por volta do século XIV a.c. Essas modalidades eram praticadas em encontros esporádicos, que mais para frente originou os Jogos Olímpicos.
O Atletismo nasceu com o homem. Afinal, o mais antigo dos nossos ancestrais já andava, era obrigado a correr, a saltar e lançar coisas. Era a dura luta contra os predadores e a busca por alimentos. Pode-se dizer que ao aprimorar essas habilidades, o homem garantiu sua história.
Isso tudo explica porque ao criar as primeiras competições esportivas, as primeiras a serem organizadas fossem as provas atléticas. Há indícios da prática do Atletismo há pelo menos 5 mil anos no Egito, na Grécia e na China. No entanto, o primeiro registro histórico de uma competição data de 776 a.c. Foi quando Coroebus, da cidade grega de Élis, ganhou a stadium – uma corrida de aproximadamente 200m – e tornou-se o primeiro campeão olímpico conhecido da história.
O formato moderno do Atletismo remonta a meados do Século XIX. Basicamente, ele engloba as corridas de pista, de rua, de cross country e de montanha, a marcha, os saltos, o arremesso e os lançamentos. Por sua característica de representar os movimentos naturais do homem, o Atletismo é chamado de “esporte-base”.
Assim como nos Jogos da Grécia Antiga, o Atletismo permanece como o principal esporte olímpico dos tempos modernos. Tanto que o próprio Comitê Olímpico Internacional estabeleceu – até para efeito de distribuição dos recursos auferidos nos Jogos – que o Atletismo é o único esporte na categoria.
A importância do esporte-base é sintetizada por uma frase que circula no meio