Atletismo
Prof. Marco Amadeu
A palavra atletismo:
é derivada da raiz grega, "ATHI, competição", o princípio do heroísmo sagrado grego, o espírito de disputa, o ideal do belo etc. - o que se chamou de ESPÍRITO AGONÍSTICO. Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo. O romano Juvenal sintetizou a expressão com "MENS SANA IN CORPORE SANO" a própria filosofia do esporte. A modalidade Atletismo:
é a designação comum às atividades desportivas em geral, de caráter competitivo ou recreativo, realizadas individualmente ou em equipes (Corridas: pista, cross-country e rua, marcha atlética, arremessos, lançamentos e saltos).
Hipótese do surgimento do atletismo na préhistória
O ser humano já praticava algumas das modalidades do atletismo como forma de sobrevivência na pré -história. A caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para o outro. A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O arremesso era usado para afugentar os animais e o lançamento para se defender e caçar o seu próprio alimento. Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo habilidades que, mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competições de atletismo.
ATLETISMO NO BRASIL
A primeira participação do atletismo do Brasil em Olimpíadas aconteceu nos
Jogos de Paris, em 1924. Já o primeiro resultado importante, veio em Los
Angeles, nos Jogos Olímpicos de 1932, com o 6° lugar de Lúcio de Castro no salto com vara.
O atletismo sempre conseguiu expressivos resultados internacionais para o
Brasil. É o esporte com o maior número de medalhas conquistadas em
Olimpíadas, juntamente com a Vela, e em Jogos Pan -Americanos. Além disso, as seleções nacionais mantêm, desde 1974, absoluta hegemonia na América do Sul.
Seis atletas brasileiros estabeleceram 8 recordes mundiais em provas olímpicas, sendo 7 no salto triplo e 1