sada
DANIELA PESCKE BEHLING
Psicologia da educação
São Lourenço do Sul
2014
DANIELA PESCKE BEHLING
Psicologia da educação
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia
Na UNOPAR – Universidade Norte do Paraná,
Para a disciplina de Psicologia da Educação.
Professores: Carlos Eduardo Gonçalves, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, VilzeVidotti e Bernadete Strang.
São Lourenço do Sul
2014
Introdução:
A escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizado da ética. Através dela, professores, alunos e funcionários podem obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado. Em suma, se todos agirem de forma ética na escola todos sairão ganhando, pois os resultados serão positivos.
A introdução a seguir ira falar de como os professores e funcionários devem lidar com as crianças em sala de aula, dando a elas mais liberdade para dar suas opiniões, e se sentirem mais corajoso e independentes.
Vai mostrar como é mais fácil educar uma criança, sem deixa-la presa em um vidro, como é fácil interagir com uma criança, quando ela quer aprender e o professor se dedica a eles, para trabalharem com responsabilidade e respeito.
O presente estudo pretende levantar dados sobre as habilidades sociais do professor em sala de aula, sobretudo a assertividade e a empatia, visando verificar se estas duas variáveis influenciam no desempenho social do professor em sala de aula na relação com os seus alunos.
Alguns professores são mais hábeis do que outros para lidar com situações de conflitos, ensinar e desenvolver o potencial de seus alunos.
Os professores desempenham papéis fundamentais no que se refere à ética na escola. As crianças e jovens aprendem mais com exemplos do que com palavras. O professor