sadas
Centro de Ciências Sociais e da Educação
Curso de Ciências Naturais com Habilitação em Física
Discalculia: Dificuldade na Aprendizagem
Castanhal - Pará
2013
Alisson Júnior Teixeira Lima
Tiago Lima Paixão
Victor Cezar Rocha Moreira
Wendel Luiz Silva Magalhães
Discalculia: Dificuldade na Aprendizagem
Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Física da Universidade do Estado do Pará. Para a obtenção de avaliação da disciplina Psicologia da Aprendizagem. Orientado pela Prof.ª Eliana Carneiro.
Castanhal - Pará
2013
I - INTRODUÇÃO
Como sabemos, a matemática constitui uma ferramenta de extrema importância para as pessoas, em termos de sociedade e de sobrevivência, pois a necessidade de lidar com os números e realizar cálculos está presente na prática do dia-a-dia.
Constatamos, atualmente, inúmeras dificuldades dos alunos, relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e a certas habilidades com cálculos, tornando uma necessidade crescente ter um conhecimento maior sobre possíveis transtornos que podem afetar a aprendizagem em idade escolar.
Segundo Garciá (1998), tais dificuldades podem estar ligadas à Discalculia, um transtorno de aprendizagem causado por má-formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade da criança para realizar operações matemáticas, classificar números e colocá-los em seqüência.
A Discalculia é pouco conhecida entre os professores. No entanto, torna-se necessário verificar de que forma esse transtorno interfere no processo da aprendizagem matemática nas crianças em fase escolar. Ainda que seja um tema bastante interessante e pertinente, há que se observar a pouca quantidade de pesquisas relacionadas ao assunto.
Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a discalculia e os métodos desenvolvidos que dão a devida atenção aos alunos que apresentem tais