sadas
Embora a maioria dos métodos dessa classe já sejam depreciados (deprecated), você utilizará essa classe por muitas vezes quando for desenvolver um sistema. Pensando em trabalhar com datas você logo usará a classe Date.
Um objeto Date representa uma data e hora. Essa data e hora são representadas em milisegundos entre a data representada e 1º de janeiro de 1970. Por não possuir suporte a internacionalização a classe Calendar foi criada a partir da versão 1.1 do Java para dar suporte a internacionalização de datas. Por isso seus métodos deixaram de ser usados. Mas a classe
Date é muito utilizada na formatação de datas como veremos a seguir.
Criação de um objeto Date
Date d = new Date();
Date d1 = new Date(Long l);
Acima temos duas maneiras para a criação de um objeto do tipo Date. A primeira utiliza um construtor sem parâmetros, onde será criado um objeto com data e hora atual do sistema.
Já a segunda maneira utiliza um construtor que recebe um valor em milisegundos, onde podemos passar um valor que será representado pela data e hora passadas no parâmetro do construtor. Ou seja, o objeto criado terá a data e hora do valor passado no parâmetro na hora da criação.
Date d = new Date();
System.out.println(d);
System.out.println(d.getTime());
Resultados:
Sun Feb 21 13:27:59 BRT 2010
1266769679140
O método getTime() retorna a representação da data atual em milisegundos desde 1º de janeiro de 1970. Os outros métodos estão todos depreciados, ou seja, não são mais utilizados.
Caso você tenha criado o objeto Date pelo construtor sem parâmetros e quer atribuir o valor em milisegundos contendo outra data você pode utilizar o método setTime(long l) no qual recebe um parâmetro do tipo long representando um data.
No dias atuais a classe Date está sendo utilizada apenas como ponte para outras classes, como a DateFormat e a Calendar.
Classe DateFormat
A classe abstrata DateFormat como o próprio nome diz, foi criada para