Sacolas Plasticas - a solução está em proibir ou conscientizar
Sandra Regina da Silva Rodrigues1
Janaina dos Reis Guimarães2
RESUMO
Este artigo tem a finalidade de demonstrar sobre o uso das sacolas plásticas e o impacto que ela causa no meio ambiente. O tema tem sido discutido em âmbito mundial, no intuito de se promover um equilíbrio ecológico.
A distribuição gratuita nos estabelecimentos comerciais e o uso desenfreado da população são preocupantes em relação ao meio ambiente.
Pesquisadores
tentam encontrar soluções nas embalagens biodegradáveis e até mesmo nos sacos de papel, mas o problema ainda está longe de ser resolvido.
As sacolas plásticas não podem ser consideradas vilãs, pois nosso estudo demonstra a necessidade do plástico na vida humana.
É preciso entendermos que as sacolas plásticas não poluem quimicamente o solo, a questão é o seu descarte inconsciente. Milhares de animais morrem asfixiados pelo plástico descartado nos rios, enchentes são causadas por bueiros entupidos com sacolas plásticas, neste entendimento podemos analisar que o grande vilão continua sendo o homem. De um lado leis coercitivas que determinam a proibição e o uso das sacolas plásticas nos supermercados, do outro lado, consumidor, imprudente, e sem medidas.
O homem e o meio ambiente precisam caminhar juntos. Um não existe sem o outro.
Palavras chaves: sacolas plásticas; reciclagem; proibição; meio ambiente; legislação. 1
Acadêmica do 10° semestre de Direito da Universidade Camilo Castelo Branco- Campus de
Fernandópolis –SP
2
Graduada em Direito pela Uni Toledo (2008); especialização em Direito Processo e Docência do Ensino
Superior; Mestre pela Fundação Eurípedes Soares da Rocha. Professora do Curso de Direito da
Universidade Camilo Castelo Branco- Campus de Fernandópolis -SP
ABSTRACT
This article aims to demonstrate on the use of plastic bags and the impact it causes on the environment. The topic has been discussed worldwide in order to promote an ecological balance.
Free