Resumo A arte da guerra
A Arte da Guerra
Bruna Nunes. Moraes
Daniella Siqueira da Silva
Isabella S. Vilas Boas
Larissa Julia M. Martins
Larissa Rithiele Assis
Tábata Santos Miguel
Profº: Tomaz Augusto Castrisana
INTRODUÇÃO
O livro narra a historia de um filosofo estrategista que viveu na época dos Estados Guerreiros da china, que com suas ideais comandou e venceu muitas batalhas.
Sun Tzu súdito do rei Wu, foi o homem mais sábio que existiu na era militar notáveis feitos que praticou.
O rei Wu estava prestes a entrar em uma guerra com rei Tchu, com quem mantinha contendas, Sun Tzu decidiu apresentar-se ao rei, solicitando ingressar em suas tropas.
O rei disse a Sun Tzu que seus preceitos pareciam de difícil execução e que entre a teoria e a pratica há um abismo.
Sun Tzu, afirmou-lhe que tudo o que escrevera tinha praticado nos exércitos e que tinha plenas condições de colocar-los em praticas suas idéias, inclusive entre as mulheres, o rei então mandou trazer suas cento e oitenta mulheres, entre elas haviam duas que o rei amava, elas foram colocadas a frente. O Rei disse que se Sun Tzu, cumprisse sua palavra o nomearia general das novas tropa, Sun Tzu não se desconcertou e aceitou executar a tarefa.
Assim que o rei se retirou, começou a executar sua tarefa, disse para mulheres do rei que elas estavam sob seu comando e explicou-lhes as regras. Quando o treinamento começou as mulheres do rei riam e zombavam do general, ele tentou novamente, sem sucesso. Sun Tzu matou as duas mulheres favoritas do rei, para impor respeito entre as outras, informado o rei entrou em desespero, disse a Sun Tzu que não queria mais saber de seus serviços.
Sun Tzu disse: O rei ama palavras vazias, não é capaz de juntar o gestos as palavras.
O Rei Wu ficou em luto, e seus inimigos quase o esmagaram e ele convocou novamnete Sun Tzu e o nomeou General de seus exércitos.
CAPITULO I (AVALIAÇÃO)
Sun Tzu diz que a guerra é o reino