sabor umami
Expressão originalmente utilizada para definir o sabor do Dashi ( caldo de algas, cogumelos e peixes ), o termo Umami, se refere á alimentos que contêm glutamato monossódico ( aminoácidos que formam as proteínas ), cujo gosto se mantém na boca por mais tempo.
Além do glutamato livre, foram descobertas outras duas substâncias que também proporcionam o gosto Umami. São os nucleotídeos, inosina monofosfato ou inosinato e guanosina monofosfato ou guanilato.
Mas esta maravilha não está presente somente nas comidas orientais, o quinto sabor, pode ser percebido em vários alimentos como : tomates, ervilhas, milhos e cogumelos, além de peixes como sardinha e salmão.
Apesar deste sabor ter sido descoberto há aproximadamente 100 anos, foi reconhecido somente á alguns anos, quando da publicação de um estudo que comprovou a presença de receptores específicos do sabor Umami na língua humana. E só agora, chega ao paladar dos brasileiros.
Esta descoberta, é muito produtiva para a gastronomia, muitas preparações maravilhosas são feitas mediante a combinação dos alimentos ricos em Umami. Os alimentos ricos no gosto Umami são as carnes, aves, peixes, queijos, frutos do mar, cogumelos, batata, soja, cenoura, milho e outros. Com posse destas informações, podemos criar receitas deliciosas.
O tomate é o campeão no reino dos vegetais para a percepção do sabor Umami.
Uma excelente receita para a percepção do sabor Umami é um Macarrão á bolonhesa : em que une : tomate, carne e outro alimento rico em Umami, o queijo parmesão.
O Sabor Umami significa : Sabor Delicioso. Vamos Gastrônomos, explorar os alimentos ricos em UMAMI e descobrir combinações cada vez mais saborosas.
2. Anexos :
2.1 As 3 Substâncias UMAMI :
2.2 Gosto UMAMI presente no processo de maturação do Tomate :
2.3 Tabela : UMAMI naturalmente presente nos alimentos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :
http://www.portalumami.com.br/alimentos-umami/