sabonete liquido
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS DA SAÚDE
CURSO SUPERIOR EM ESTÉTICA E COSMÉTICA.
SABONETE LÍQUIDO
Curitiba Novembro
28, 2014
Isabela Cristina Nader
Edeline Kieltyka
Jessica Bianca Zanin
Janaina Leal
Katiele DE Oliveira Santos
SABONETE LÍQUIDO
Curitiba 2014
1-INTRODUÇÃO:
Sabonete é um produto utilizado para higiene pessoal e lavar pequenos objetos. É composto de uma mistura de reagentes, seu poder detergente é determinado pela presença de um tenso ativo, muitas vezes o lauril sulfato de sódio. Este é acompanhado de outros incrementos a fim de melhorar a quantidade e deixa-lo mais atraente aos sentidos do consumidor.
2-OBJÉTIVO:
Aprender e entender o processo de fabricação de um sabonete.
3-MATERIAIS:
Béquer 600 ml
Proveta
Pepeta
Espátula
4-REAGENTES:
Amida 80
Lauril
Essência
Corante
Água destilada
Ácido citríco
Cloreto de sódio
5-PROCEDIMENTO:
Em um béquer de 600 ml adicionou-se 17,4 ml de amida 80, após 300 ml de água destilada usando-se uma proveta despejando-se pela parede do béquer lentamente para não fazer espuma, agitando-se a mistura com uma espátula de plástico, em seguida acrescentou-se 50 ml de lauril, adicionou-se 30 ml de ácido cítrico em uma proveta de 10 ml, para abaixar o ph, e por detalhes finais com uma pepeta de 30 ml adicionou-se essência e corante quantidade suficiente, e por fim quantidade suficiente de solução saturada cloreto de sódio.
6-DISCUSSÃO:
A partir da análise da composição do sabonete líquido produzido é possível inferir que o agente perolizaste possui a função estética dando efeito de movimento á mistura. a amida é colocada na composição a fim de hidratar a pele, o cloreto de sódio é adicionado para aumentar a viscosidade do produto ,corante e essência são adicionados para fins estéticos dando cor e cheiro, respectivamente mais agradáveis, o ácido