Produção de sabonete liquido esfoliante
A pele se divide em dois tecidos principais: a epiderme (mais externo) e da hipoderme (camada inferior contendo gordura) (HARRIS et al, 2003). A epiderme tem como principal função, a de proteção contra o ambiente externo.
Naturalmente, a pele sofre descamação natural, resultante do processo de queratinização das células da epiderme. Para a renovação do extrato córneo (camada mais externa da pele) pode-se realizar a esfoliação (HARRIS et al, 2003), que consiste em uma ação mecânica dos grânulos dos esfoliantes, removendo as células mortas que ficam na última camada da pele e acumulam óleo sobre a pele, criando uma fina película sobre os poros, atraindo bactérias podendo levar a problemas dermatológicos (foliculites, cravos e espinhas) (MACEDO, 2007).
A esfoliação é feita com movimentos firmes, circulares que abrangem toda área a ser esfoliada, e pode ser feita em todo o corpo (MACEDO, 2007).
Dentre as principais funções da esfoliação, está a melhora da aparência da pele, remoção de marcas e manchas, acnes, aspereza, além de estimular a renovação celular, com mais colágeno e hidratadas.
Componentes:
Tensoativos: Os sabonetes líquidos sintéticos são compostos por produtos chamados tensoativos, que são responsáveis pela propriedade de tirar sujeiras e dar espumosidade. Existem três tipos de tensoativos: Aniônicos, Não iônicos, Catiônicos e Anfóteros.
Ex: Linear dodecil benzeno sulfonato (LAS).
Espessantes: Alguns sais, como o cloreto de sódio (sal marinho), são utilizados nos sabonetes líquidos como espessantes, devido a seu baixo custo. Pode-se utilizar também o sulfato de sódio e o sulfato de magnésio. Também podem ser utilizados espessantes a base de polímeros orgânicos, que assim como os sais proporcionam aumento de viscosidade nas formulações, no entanto, apresentam um custo elevado.
Sequestrantes: Os agentes sequestrantes têm a função de eliminar os íons, principalmente os íons Cálcio (Ca+2), Magnésio (Mg+2) e Ferro (Fe+3). Entre os