god help me
De Alexandria á Era Digital
-2014
Xavier Pinto
Curso Profissional
Técnico de Mecatrónica
Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pelo professor de área de Integração João Mesquita no âmbito da disciplina de área de integração e neste trabalho vamos falar sobre o tempo de Alexandria até a Era Digital.
Nós com este trabalho pretendemos dar a conhecer a história da escrita e da evolução dos materiais utilizados para o seu registo, desde a Pré-História até à atual Sociedade de Informação e Comunicação, assim como a importância da escrita como meio conhecimentos e cultura.
Desenvolvimento
Capítulo 1 – A importância do registo escrito na fixação e difusão do conhecimento.
Sem escrita a memória coletiva não seria a mesma. Sem ela, o saber, ou grande parte dele, não seria registado de modo a transitar de geração para geração. O saber, o próprio, não seria o mesmo. A necessidade de registar o saber acumulado e a sua difusão não foram, no entanto, a principal razão para que há 3.500 anos atrás, na Suméria, tivessem sido dados os primeiros passos na construção de um sistema de comunicação simbólica. Mas a necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos recebidos, assim como o levantamento da estrutura das obras do estado que permitisse realizar os cálculos geométricos. Em que consistiu esse primeiro esforço e os desenvolvimentos que sofreu ao longo da história até aos dias de hoje, a era digital.
Capítulo 2 – História da escrita
A escrita, até chegar aos sistemas alfabéticos atualmente utilizados, passou por um longo processo de evolução, com inúmeras mudanças e transformações. Essa evolução foi marcada pelo surgimento do sistema de escrita ideográfica (cuneiforme, hieroglífico e chinês), que foi gradualmente conduzido para o