Natação
Educação Física 12º5
A Natação é um desporto que já existe há muitos séculos. Supõe-se que tenha surgido por volta de 2500 a.C., constituindo um elemento de educação dos egípcios. Mais tarde, na Grécia Antiga e na Antiga Roma, a natação é uma actividade exigida pelo treino militar. Na antiguidade a prática deste desporto proporcionava um “status” social superior, sendo portanto um desporto pretendido por todos.
Só a partir de 1896 é que a Natação passou a fazer ser considerada um desporto olímpico, quando participou nos primeiros jogos olímpicos em Atenas. Desde então assume uma vertente mais competitiva.
A natação é um desporto composto por seis modalidades, são elas: mergulho aquático, natação sincronizada, águas abertas, natação pura, saltos e pólo aquático.
A modalidade referida anteriormente e, provavelmente à qual todos associamos o desporto “Natação”, é a natação pura.
Ao longo deste trabalho pretendemos aprofundar o assunto já iniciado. Falaremos das várias modalidades da natação, desenvolvendo cada uma, e dos benefícios da prática deste desporto.
O que é?
A natação sincronizada é uma modalidade desportiva da natação exclusivamente praticada por mulheres onde são executadas diversas formas de movimentos, estilos, deslocamentos, figuras e/ou combinações entre estes, executados por uma ou mais nadadoras. Estas encontram-se sincronizadas umas com as outras e com o acompanhamento musical, de forma a obter um conjunto harmonioso e estético. Os seus movimentos são uma soma de flexibilidade, resistência física, controlo respiratório e talento artístico das nadadoras. Misturam um pouco de natação, ballet e ginástica rítmica.
Considera-se um desporto individual se estivermos na presença de um solo (apenas uma nadadora) e um desporto colectivo se executarmos um dueto (duas nadadoras); uma equipa (quatro a oito nadadoras) ou um livre combinado (dez nadadoras).
Tradição e história
Actualmente,