conferencia
Seu Método é dialético e sua Teoria é materialista
“Segundo a concepção materialista da história, o fator determinante na história é, em última instância, a produção e a reprodução da vida real.”
Friedrich Engels
“A história de toda a sociedade até hoje tem sido a história das lutas de classe.”
Karl Marx
Por intermédio do trabalho o homem edifica sobre a natureza um mundo próprio e novo
(mundo social humano)
“O homem é um ser ativo, social e histórico, é o único ser dotado de consciência e, consequentemente, capaz de conhecer objetivamente o mundo e transformá-lo de forma ativa, voluntária e consciente”.
“O Mundo é Sociocultural”.
- O objeto da psicologia é o reflexo do mundo externo no mundo interno;
-A linguagem é fator decisivo que determina a passagem da conduta animal à atividade consciente do homem; - Até mesmo as funções mais elementares do cérebro e da mente não eram de natureza inteiramente biológica, mas sim condicionadas pelas experiências, as interações, a cultura do individuo
“A ontogênese (desenvolvimento da criança) nunca repete a filogênese
(desenvolvimento da espécie) como em um tempo se considerava. O desenvolvimento da linguagem na ontogênese da criança não transcorre dentro do processo de trabalho, para o qual ela ainda não se encontra preparada; transcorre no processo de assimilação da experiência geral da humanidade e da comunicação com os adultos”.
Se o homem se libertou de suas limitações biológicas e criou o humano, como essas características passam de geração a geração se elas não podem fixar-se na herança genética?
No decurso da vida por um processo de apropriação da cultura criada pelas gerações precedentes... Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no