Sabonete Liquido
O produto a ser fabricado será o sabonete liquido, o principal motivador da produção desse sabonete consisti em atingir um mercado crescente destes produtos, além da facilidade e diversidade de seu uso, melhores condições de preservação após iniciado o seu uso e maiores condições de higiene quando o produto for utilizado coletivamente.
Pra que serve?
A sua principal função é fazer a limpeza da pele, remover as impurezas, poeiras, as células mortas, eliminar qualquer tipo de resíduos, o excesso de óleo e suor, proteger a pele de bactérias, ou seja fazer a higienização do rosto e corpo, hidratando a pele para que fique mais protegida contra os efeitos causados pelas agressões cotidianas, como a poluição e as mudanças de temperatura, além de perfumar a pele deixando-a hidratada e cheirosa.
Onde é utilizado?
O sabonete liquido pode ser utilizado para diversas finalidades, que vão desde banho, lavar as mãos e rosto, até fazer a barba e depilação, devida a questão de higiene ele vem sendo mais usado, principalmente em banheiros públicos.
Tecnologias envolvidas na sua fabricação.
Equipamentos utilizados na fabricação
Os equipamentos podem variar bastante, mas devem ser sempre de fácil limpeza. A seguir alguns equipamentos simples para a produção de sabonetes líquidos.
Dois potes plásticos com tampa e capacidade de 10 litros.
Uma colher de aço ou plástico com cabo longo, para agitar a mistura.
Um avental.
Um óculos de segurança.
Uma luva plástica.
Medidor de pH.
Um borrifador de plástico.
Uma balança.
Um medidor de volumes
Matéria Prima 4 litros de água (mineral);
1 litro de base:
Corante a gosto;
30 ml de essência:
50 a 100 ml de anfótero: Modo de Preparo:
Coloque em um recipiente a água e a base e mexa devagar em círculos até deixar a mistura homogênea. Adicionar o corante e a essência e por último o anfótero. Deixar repousar por no mínimo 12 horas para que a espuma baixe. Envasar.
OBS: Seguir corretamente as proporções dos materiais pois qualquer alteração -