direitos
A médico deve incluir como etapa integrante da graduação, estágio obrigatório de treinamento, em regime de Internato, em serviços , sob supervisão direta dos docentes do próprio Curso de Medicina.
2. PRÉ-REQUISITO
A matrícula do aluno no Internato tem como pré-requisito a aprovação em todas as disciplinas que compõem a grade curricular do 1º ao 8º período do Curso de Graduação em Medicina.
3. COMPETÊNCIAS
3.1 Competências Gerais
O Internato tem por objetivo fornecer conhecimento para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
a) Atenção à saúde: Estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, em todas as fases do ciclo de vida. Estar atento para que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do Sistema Único de Saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da Sociedade e de procurar soluções para os mesmos.
b) Tomar decisões: Estar adequadamente preparado para tomar decisões quanto: desempenho da força de trabalho da Equipe de Saúde; prescrição de medicamentos; utilização adequada de equipamentos; realização de procedimentos de práticas clínicas, com vistas à maior eficácia e melhor custo-efetividade das ações.
c) Comunicação: Ser acessível e manter confidencialidade das informações a ele confiadas, interagindo com outros profissionais de saúde e o público em geral.
d) Liderança: Estar apto a assumir posições de liderança na equipe multidisciplinar, com vistas ao bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomar decisões e comunicar-se de forma efetiva.
e) Educação permanente: Adquirir a consciência de que o exercício da Medicina exige aperfeiçoamento permanente, aprendizado contínuo, postura crítica e reconhecimento de suas limitações.
3.2 Conhecimentos, Competências e Habilidades Específicas
I. Promover estilos de