Saberes e fazeres da formação de professores
Saberes e Fazeres da Formação de Professores
Resumo:
Segundo a autora é de suma importância o registro das experiências vividas diariamente, sendo muito útil para a qualificação da pratica pedagógica. Esse ato da origem a ferramentas de trabalho embasando os planejamentos e as avaliações.
O registro é um documento de reflexão que nos permite retomar e reviver as práticas diárias. A partir da analise mais profunda desses registros, tais informações toma significados diferentes, oferecendo respostas para as perguntas, projetando outros fazeres desejados ou necessários.
Ostetto destaca em alguns relatos de registro da Escola da Vila em São Paulo, a importância da documentação das praticas diárias. Essa documentação cotidiana acaba revelando a relação do planejar e registrar entre a ação do professor e ação da criança semeada de ricas interações e intensa participação. A partir dessas documentações originou-se varias publicações servindo de auxilio para a base de educadores, mostrando a falta de autonomia e reflexão dos mesmos, mostrando a possibilidade de obter esses conhecimentos através da formação continua. Tal formação pode ser obtida pela reflexão de seus registros, através das suas incertezas e perguntas surgindo desses conflitos as conquistas e descobertas, fazendo com que o próprio educador seja responsável pela sua formação.
Como o ato de planejar envolve todos, aproximando os caminhos entre a prática pedagógica e a teoria, registrar as próprias praticas auxilia no desenvolvimento de novas estratégias para construir conhecimento juntamente com os alunos. A autora afirma que, por muitas vezes em sua jornada foi norteada pelas as anotações feita por ela em um caderno, do qual retirava questões para discutir com a coordenadora pedagógica, podendo assim receber auxilio no trabalho com suas crianças, possibilitando a ampliação do olhar critico sobre os seus próprios fazeres, através das reflexões. O compartilhamento com a coordenadora