Valores implicitos nas açoes das empresas
Rosimar Pereira da Silva
Profa. Dra. Adriana Campani
RESUMO
O presente artigo objetiva apresentar a concepção de formação continuada da Escola de Formação Permanente do Magistério - ESFAPEM, no Município de Sobral – CE. A ESFAPEM tem a finalidade de promover a formação continuada dos professores que estão a serviço do Município. A organização do referido trabalho foi processada mediante pesquisa qualitativa, configurando como um estudo de caso utilizando-se do instrumento entrevista semi-estruturada. A pós analise dos resultados, constatou-se que, embora os sujeitos da pesquisa apresenta uma concepção de formação continuada voltada para a valorização e ressignificação dos saberes docentes do professor, a proposta e os procedimentos de formação identificados nas falas dos entrevistados revelaram uma instrumentalização para o ensino visando o sucesso da aprendizagem do aluno e não necessariamente a formação do professor.
Palavras-Chave: Formação continuada – formação de professores – professor-reflexivo
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo consiste em uma abordagem sobre a Escola de Formação Permanente do Magistério (ESFAPEM), com o objetivo de analisar a concepção de formação continuada de professores por ela desenvolvida. Para compreendermos essa concepção, analisamos a proposta de formação continuada da ESFAPEM para os professores das séries iniciais, verificamos a percepção dos gestores e formadores da Escola sobre formação continuada de professores das primeiras séries do ensino fundamental e também analisamos se os saberes docentes são considerados na proposta de formação continuada dessa Escola.
Tendo em vista este contexto, para atingir nosso objeto de estudo, foi adotada uma metodologia que envolveu uma abordagem qualitativa,