Saberes docentes e a formação profissional
O saber docente é um saber plural constituído de vários saberes oriundos de diferentes fontes. São os saberes da formação profissional, os saberes disciplinares, curriculares e experienciais que descreveremos a seguir:
- Os saberes da formação profissional: são os saberes das ciências da educação e da formação pedagógica, transmitidos pelas instituições de formação de professores. Os conhecimentos produzidos pelas ciências da educação são incorporados à prática docente, transformando-se em prática científica, em tecnologia da aprendizagem. A prática docente também mobiliza diversos saberes, chamados de saberes pedagógicos, que se apresentam como doutrinas ou concepções, provenientes de reflexões sobre a prática educativa.
- Os saberes disciplinares: são os saberes que correspondem aos diversos campos do conhecimento (por exemplo, matemática, história, geografia, literatura, etc,) definidos e selecionados pela instituição universitária.
- Os saberes curriculares: correspondem aos programas escolares que os professores devem aprender e aplicar, definidos pelas instituições escolares como modelos da cultura erudita.
- Os saberes experienciais: são os saberes que os professores desenvolvem na prática de sua profissão, baseados em seu trabalho cotidiano, também chamados de saberes práticos.
Enfim, estes saberes são elementos constitutivos da prática docente. “O professor ideal é alguém que deve conhecer sua matéria, sua disciplina e seu programa, além de possuir certos conhecimentos relativos ás ciências da educação e à pedagogia e desenvolver um saber prático baseado em sua experiência cotidiana com os alunos” (TARDIF, 2012, p. 39).
As relações dos professores com seus saberes se manifestam como uma relação de exterioridade. Eles se incorporam à prática docente sem serem produzidos ou legitimados por ela. Os saberes disciplinares e curriculares