Estatística
Variáveis estatísticas:
A variável estatística é aquilo que se está a estudar, e esta pode ser:
- Variável estatística qualitativa: não podem ser expressas numericamente, pois relacionam situações como a cor da pele, cor dos olhos, marca de refrigerante, marca de automóvel, preferência musical entre outras.
- Variável estatística quantitativa: são expressas numericamente, quer traves de uma contagem, quer através de uma medição; podem dividir-se em variável estatística quantitativa discreta que só toma valores isolados, como por exemplo o número de irmãos; e em variável estatística quantitativa continua que toma qualquer valor de um dado intervalo, como por exemplo a altura, a temperatura, o peso.
- Histogramas:
Estes gráficos utilizam-se sempre que os dados estão agrupados em classes, na forma de intervalos, e somente quando a variável em estudo é uma variável contínua, devendo ter-se em conta que:
- No eixo horizontal representa-se os intervalos das classes;
- No eixo vertical representa-se as frequências;
- No histograma as barras são juntas.
-Quando as amplitudes não são iguais, tem de se calcular a altura das barras = fi/amplitude
Diagrama de caule-e-folhas
É um tipo de representação que se pode considerar entre a tabela e o gráfico, uma vez que são apresentados os verdadeiros valores da amostra, mas numa apresentação sugestiva, que faz lembrar um histograma.
Consiste em escrever do lado esquerdo de uma linha vertical o dígito (ou dígitos) da classe de maior grandeza, seguidos dos restantes. A representação obtida terá o seguinte aspecto:
- Polígono de frequências absolutas e relativas:
O polígono parte do ponto médio de uma classe fictícia com frequência zero, passa pelos pontos médios de cada uma das classes e termina no ponto médio de outra classe fictícia de frequência zero.
- Polígono de frequências absolutas e relativas acumuladas:
No polígono de frequências acumuladas não se recorre à marca