SABERES DO POVO RIBEIRINHO
PARFOR
RAIMUNDA NONATA LIMA ENES
SABERES DO POVO RIBEIRINHO
RESENHA DESCRITIVA SOBRE O ARTIGO “ OS RIBEIRINHOS E SUAS RELAÇÃO COM OS SABERES
MARÇO DE 2014
1.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LIMA; Andrad (2010) = Resenha
LEANDRO; WEISSHEIMER
2.RESUMO
O texto a seguir trata sobre a vida dos ribeirinhos e sua relação com os saberes, e tem como objetivo retratar aspectos culturais ribeirinhos, sua relação com o mundo urbano e os desejos que ultrapassam os limites da floresta. Viver no interior da floresta, é como se fosse uma espécie de autorização para que os moradores construam forma de estratégias e sobrevivências na selva.
O texto será dividido em 3 partes, sendo a introdução; o desenvolvimento do mesmo q está divido em 2 subtítulos: 0 ribeirinho: um ser de relações com o saber e com o aprender; A modernidade em seu espelho: dilemas e contradições ; e as referências.
3.INTRODUÇÃO
Envolvida com a realidade amazonense e a comunidade ribeirinha, constata-se que a terra e o rio são fundamentais na vida desse povo. Como ressalta Lima, (2007), “ A terra e o rio, parecem transmitir uma espécie de torpor amoroso, como se fosse uma lama gostosa na alma”. As práticas culturais estão extremamente ligadas na rotina diária das pessoas.
Os ribeirinhos estão submetidos numa rede de saberes o que lhes permitem sua sobrevivência na floresta. No entanto, não ficam parados olhando as águas do rio que passam, mas saem em busca de soluções para seus problemas. Não se deixam abater diante das dificuldades. Tem a caça e a pesca como modo de sobrevivência.
Sabe-se que um cuidado culturalmente coerente com a realidade, funciona como profissional, estabelecendo uma interação constante entre os saberes da vida e prática da vida cotidiana.
Respeitando e orientando o saber popular é possível adotar medidas ativas e produtivas locais com o intuito de desmistificar algumas práticas populares. O rio representa