Saberes da docência e o estágio nas licenciaturas
Saberes da Docência e o Estágio nas Licenciaturas
1Islayne Cavalcanti Gomes de Lima; 1Nayara Lima Araujo
Resumo: O presente resumo apresenta as discussões oriundas da Palestra de Selma Garrido, realizada no I Fórum Regional das Licenciaturas, relaciona a importância do saberes da docência e o estágio nas licenciaturas, visando a importância do saber da experiência como saber construído entre os docentes e os futuros docentes, e como despertar a valorização da profissão professor.
Os saberes já existentes são de suma importância para o processo de conhecimento a docência, Garrido afirma que as universidades têm que entender que os alunos não vêm prontos que existem pessoas e mentes diferentes que não pensam e não é iguais, ela salienta que a desvalorização docente faz com que exista uma grande evasão nos cursos de licenciatura, e faz seguinte afirmação, que não falta professores de química, pelo contrario existe pessoas qualificadas nas diversas áreas das exatas, inclusive química, porém não atuam, pois estão cansados de receber baixos salários, e terminam por não escolher o caminho da docência.
O processo de formação do professor tem que oferecer um enfoque maior ao estágio, de maneira que permitam aos licenciados não só apreenderem e compreenderem a prática, mas construí-la em processo.
Escolher a docência como profissão é um ato de muita coragem, pois o processo da educação no Brasil caminha a passos lentos. Diante dessa triste realidade, é fácil perceber a carência de professores atuantes, principalmente nas disciplinas: Química, Física, Biologia e Matemática. Mas, a que se deve tamanha carência de docentes nessas áreas, será que é apenas pela quantidade de vagas ofertadas nas universidades ou porque os alunos que ingressam nesses cursos vão se desencantando e se evadindo.
Então se fez necessário a criação de estratégias para fazerem com que os alunos das licenciaturas