Lesões radiológicas mão, punho, etc.
Uma lesão é um dano ou mal físico causado por um ferimento, impacto físico ou doença. As lesões nos ossos, músculos e articulações são muito comuns. O grau de lesão pode variar de uma distensão muscular leve à distensão de um ligamento, deslocamento de uma articulação ou fratura.
A maioria dessas lesões se recupera completamente, embora sejam geralmente dolorosas e possam originar complicações em longo prazo. As lesões ósseas são caracterizadas geralmente por fraturas, que são lesões extremamente comuns entre a população.
As páginas que seguem contém imagens (raio x, ressonância) de várias lesões que acometem o cotovelo, mãos e dedos, dentre outros.
* Proposta: Reunir imagens, raio-x e ressonâncias, das principais lesões que acometem o cotovelo, mão e dedos, atm, rádio e ulna.
LESÕES:
1 – FRATURASDO OSSO ESCAFÓIDE
Este tipo de fratura pode levar a necrose do osso escafóide e isto é de alto risco devido a este osso ter uma possibilidade de perder sua vascularização se houver lesão na artéria que o irriga. Perda da mobilidade da mão devido este osso se articular com os ossos do carpo e rádio distal.
2 - FRATURA DE BENNET
São as fraturas mais comuns do polegar e ocorrem pela tração do ligamento oblíquo palmar intracapsular com a base do polegar. Essa situação ocorre devido à abdução, supinação e flexão brusca do polegar. Essa movimentação é comum no atleta que pratica artes marciais e tem o polegar preso no Kimono, ou pelo trauma axial com o polegar em flexão.
3 - DEDOS DESLOCADOS
Um dedo deslocado é uma lesão comum, especialmente para os atletas. Um dedo pode tornar-se deslocado quando os ossos são movidos da posição habitual. Apesar de que um dedo pode ser deslocado em qualquer junta, ocorrerá normalmente na knuckle no meio do dedo. Tratamentos para esta condição potencialmente bastante dolorosa variam, com cirurgia a última opção.
4 - FRATURA DE RÁDIO DISTAL
As fraturas do rádio distal sem desvio são tratadas