Saber Português
Em cada região do Brasil, há um jeito diferente de falar e escrever o português, com diversos sotaques, palavras usadas para o mesmo significado (ex.: mandioca, aipim, macaxeira), gírias, palavras ‘’inventadas’’ (ex.: frangassado), entre outros.
Essa diversidade se deriva por causa de vários acontecimentos que ocorreram no Brasil, um deles e o mais importante para a construção dessa diversidade, foi a sua descoberta. Com a vinda de imigrantes colonizando o país, eles trouxeram também a sua cultura, seus valores, culinária, música e claro, as palavras que usavam. Fixando-se em uma região, um tipo de vocabulário foi instalado, podendo-se ser perceptível quando vamos para outras regiões do país, ou até mesmo do estado. Outro ponto a ser colocado, são os vícios de linguagem. Muitas vezes falamos as palavras de forma errada diante da gramática (que tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala - http://www.soportugues.com.br/), causando dificuldades ao escrever. Por isso a sua importância.
Saber português é saber se comunicar bem, organizar sua fala para que a mensagem seja entendida como você quer que ela seja; escrever e interpretar texto, que também é uma forma de comunicação. Se você não souber colocar as idéias de uma forma clara, quem estiver lendo não entenderá, também se não tivermos uma boa interpretação, a mensagem pode não ser entendida da forma que foi proposta; e o mais importante, saber a gramática, para que os itens anteriores aconteçam.
O português é a nossa forma de comunicação e a nossa forma de se expressar, sendo fundamental para as relações com a sociedade e o mundo.