Iluminação - Luz dura e difusa
Primeiramente vamos entender que a luz seja ela de onde for, sol, flash, janela ou lanterna pode variar entre LUZ DIFUSA e LUZ DURA.
Uma maneira bem fácil de distinguir uma da outra é que a luz dura é possivel fazer um contorno sobre ela, ou quando estamos ao meio dia em uma parte externa abaixo do sol e olhamos para o chão e conseguimos desenhar nossa própria sombra. Diferente de um fim de tarde por volta das cinco horas onde a luz está completamente difusa e não conseguimos contornar.
Com a ajuda de um lençol, papel vegetal, sombrinha ou qualquer outro objeto que cumpra a função podemos transformar a luz dura em luz difusa colocando o objeto sobre a fonte de luz.
No geral usamos luzes duras para um efeito mais dramático, enquanto luzes difusas são usadas para serem discretas
TESTE: Mantenha sua modelo em uma mesma expressão e vá budando as posições da luz, de baixo para cima e um lado para outro, frontal, iluminado total e veja como cada imagem passará uma emoção
E quando falamos de Luz falamos também de sombra, que nada mais é o lugar negativo da luz, onde ela não chega.
SOMBRA:
sf (lat sub illa umbra) 1 Espaço privado de luz, ou tornado menos claro, pela interposição ou presença de corpo opaco; a falta de luz produzida pela presença de um corpo opaco.
LUZ:
sf (lat luce) 1 Agente que torna as coisas visíveis ou produz a iluminação. 2 Forma de energia radiante que transmitida de um corpo luminoso, ao olho, age sobre os órgãos de visão. 3 A sensação assim produzida. 4 Forma semelhante de energia radiante, como os raios ultravioleta, que não afeta a retina. 5 Iluminação, claridade, radiação luminosa provinda de uma fonte particular como vela, tocha, lâmpada elétrica, fogueira ou qualquer substância em ignição. 6 A própria fonte de claridade, quando acesa, como vela, lâmpada, farol etc. 7 A iluminação da Terra, produzida pelo Sol; luz solar, luz do dia ou luz natural. 8 Claridade que espalham os corpos celestes, quer