Rússia
Nos últimos anos, a Rússia tem sido freqüentemente descrita na mídia como uma "superpotência energética". O país tem as maiores reservas mundial de gás natural, a 8ª maior reserva de petróleo e a segunda maior reserva de carvão. A Rússia é o maior exportador e o segundo maior produtor de gás natural do mundo, ao mesmo tempo em que é o segundo maior exportador e o maior produtor de petróleo do planeta, embora dispute o último estatuto com a Arábia Saudita, de tempos em tempos.A Rússia é o terceiro maior produtor de eletricidade do mundo e o quinto maior produtor de energia renovável, este último devido à produção hidroelétrica bem desenvolvida no país.
FONTES DE MATÉRIAS-PRIMAS A Federação da Rússia tem um potencial maior do mundo em mineral, que é garantido para o desenvolvimento econômico e da segurança energética do país, para atender às necessidades atuais e futuras da economia da Rússia. A Rússia vem representando praticamente todos os tipos de minerais, o país ocupa uma posição de liderança em reservas comprovadas de carvão, ferro e manganês, bauxita, cobre, chumbo, níquel, tungstênio, diamantes, ouro, grandes reservas de petróleo de gás natural, etc.
TRANSPORTE
FERROVIÁRIO: O transporte ferroviário na Rússia está, na maior parte, sob o controle do monopólio da estatal Ferrovias Russas. Os lucros da empresa respondem por mais de 3,6% do PIB da Rússia e trata 39% do tráfego de carga total (incluindo gasodutos e oleodutos) e mais de 42% do tráfego de passageiros. A extensão total das vias férreas comumente usados ultrapassa os 85,500 km, perdendo apenas para os Estados Unidos. A estrada de ferro mais famosa da Rússia é Transiberiana (Transsib).
RODOVIÁRIO: Em 2006, a Rússia tinha 933.000 km de estradas, dos quais 755.000 eram pavimentadas. Algumas destes compõem o sistema de auto-estradas federais russas. Com uma grande área de terra a densidade de estradas é a menor de todos os países do G8 e do BRIC.
AQUAVIÁRIO: 102.000 km