Répteis
Quando pensamos nos répteis logo os relacionamos a animais peçonhentos, frios, nojentos... talvez alguns deles até possuam uma ou duas dessas características, mas você sabia, por exemplo que eles foram os primeiros vertebrados a conquistarem o ambiente terrestre? Ou que os dinossauros também eram répteis?
Esses são alguns pontos que vamos abordar nas paginas a seguir.
Origem e Evolução
Origem do Nome
O nome réptil vem do latim reptare, rastejar, por ser a sua característica mais comum e evidente.
Evolução da Espécie
Os répteis estão entre os mais antigos grupos de animais terrestres do mundo. Os primeiros répteis, como são conhecidos hoje em dia, evoluíram dos anfíbios há aproximadamente 350 milhões de anos atrás e proliferaram com rapidez até se transformarem numa criatura terrestre. Provavelmente, os primeiros répteis eram fisicamente parecidos com os que existem hoje em dia. Suas peles grossas e impermeáveis os ajudaram a manter a umidade e os ovos em conchas permitiram-lhes se desenvolver em ambientes secos. Estas adaptações os ajudaram a completar seus ciclos de vida na terra. Dessa forma, eles foram capazes de colonizar quase todo o ambiente terrestre muito rapidamente.
Os répteis que conhecemos hoje em dia representam um pequeno exemplo daquelas primeiras criaturas, a maioria evoluiu rapidamente em outras direções. Registros de fósseis mostram que os dinossauros e seus parentes, por exemplo, foram descendentes dos primeiros répteis, e não ao contrário. Com o tempo, vários grupos de répteis se diversificaram. Nos registros comparativos de fósseis, aparecem répteis parecidos aos mamíferos. A descoberta do famoso fóssil do Archaeopteryx, em 1861, demonstrou que os pássaros também evoluíram destes primeiros répteis.
Características gerais
Além de sua principal característica, rastejar, outras características são:
Pele
Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais