Répteis
Esta categoria animal tem o sangue frio, por este motivo, não conseguem viver em regiões de clima com temperaturas baixas, habitando, na grande parte das vezes, lugares mais quentes do planeta. No Brasil, por exemplo, encontramos várias espécies de répteis, em função do clima ser predominantemente quente, propício a sua adaptação, reprodução e desenvolvimento. Já em áreas de climas temperados, como a Grã-Bretanha, estes animais hibernam no inverno, pois se fosse diferente, seu sangue, que adquire a temperatura do meio-ambiente, poderia congelar.
Em sua maioria, os répteis são animais carnívoros; algumas espécies são herbívoras e outras são onívoras.
Estes animais, em sua maioria, botam ovos (ovíparos) e estes são chocados pelo calor gerado pelo Sol. Porém, há alguns tipos de cobras e lagartos que já põe os seus filhotes formados. Sobre suas principais características físicas, vale dizer que a pele é formada por duras escamas e, também que, muitos répteis, respiram através de pulmões, isto vale também para os que vivem dentro ou perto da água.
Os répteis podem ser encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica em função das baixas temperaturas.
São do tipo terrestre, vivendo em terra firme – selvas, planícies e desertos; e aquático, pois vários deles vivem em águas de rios, lagos e mares. Alguns deles vivem nos dois ambientes, como as cobras-d’água, serpentes, tartarugas e crocodilos.
Os répteis são classificados como quadrúpedes, pois possuem quatro patas. Porém algumas espécies não possuem pares de pés, como as