Modelo de fluxograma
Os principais processos realizados s são:
_ Atendimento de urgência/emergência e ambulatorial;
_ Internações hospitalares pequenas cirúrgicas e obstétricas;
_ Serviço de apoio ao diagnóstico: Exames laboratoriais e por imagem;
_ Assistência farmacêutica;
_ Assistência psicológica;
_Curativos
_ Central de esterelização
_ Assistência por equipe de enfermagem
Triagem
Na parte de triagem de pacientes na área intra hospitalar é realizado aferição dos SSVV; PA, Temperatura e peso basicamente, onde é anotado na ficha do paciente que será passada ao medico.
Triagem é o processo pelo qual se determina a prioridade do tratamento de pacientes com base na gravidade do seu estado. Este processo raciona eficientemente os cuidados quando os recursos são insuficientes para tratar todos os pacientes de imediato. O termo tem origem no francês trier, que significa separar ou selecionar. Existem dois tipos de triagem: simples e avançada. A triagem pode ter como objetivo determinar a ordem e prioridade dos cuidados de emergência, a ordem e prioridade do transporte de emergência ou ainda o destino do transporte do paciente.
Sala de curativos
São realizados diversos curativos, como retirada de pontos, curativo nos pontos, em feridas de pacientes com diabetes, feridas de pacientes com leishimaniose, curativos em cortes, em acidentados, entre outros. Os horários dos curativos são: manha das 8:00 as 11:00 e tarde das 14:00 as 17:00 horas.
Um bom curativo começa com uma boa preparação do carro de curativos. Este deve ser completamente limpo. Deve-se verificar a validade de todo o material a ser utilizado. Quando houver suspeita sobre a esterilidade do material que deve ser estéril, este deve ser considerado não estéril e ser descartado. Deve verificar ainda se os pacotes estão bem lacrados e dobrados corretamente. O próximo passo é um preparo adequado do paciente. Este deve ser avisado previamente que o curativo será