Modelos de fluxogramas
Tatiana de Almeida Balducci
Marcos Vinicius
Resumo
Este trabalho tem como objetivo explicar o que é o fluxograma, qual sua utilização, seus modelos, e no que ele impacta nos processos organizacionais.
Palavras-chave: fluxograma, modelos de fluxograma, processos organizacionais.
1.Introdução Para entender o conteúdo deste trabalho, é essencial explicar primeiramente o que é fluxograma. Fluxograma é um desenho gráfico feito com símbolos padronizados, que mostra a sequência das etapas de realização de um processo de trabalho, sendo uma das ferramentas mais utilizadas para quem deseja analisar e redesenhar um processo de trabalho. É vantajoso, pois apresenta uma visão integrada do processo de trabalho, uma maior visualização de detalhes críticos do processo de trabalho, as interações entre os subprocessos, identificação das oportunidades de melhoria. Não só serve para dar informações como também serve para evitar que certas situações ocorram, como falhas de funcionamento, duplicidade de procedimentos, complexidades desnecessárias e uma dupla interpretação. Existem os seguintes tipos de fluxograma: vertical e horizontal (parcial ou descritivo; global ou de coluna).
2.Os modelos de fluxograma podem ser:
1) Vertical: é formado por colunas verticais, sendo utilizado mais para a descrição de rotinas, geralmente destinado à representação de rotinas simples em uma unidade específica da empresa. Apresenta vantagens como: permitir ser impresso como formulário padronizado; rapidez no preenchimento; facilidade de leitura por parte dos usuários.
2) Horizontal:
2.1. Parcial ou descritivo: é mais utilizado para o levantamento de rotinas. Apresenta maior número de símbolos. Esse fluxograma serve melhor as rotinas que envolvem vários setores organizacionais. Exemplo:
2.2 Global ou de coluna: serve tanto para o levantamento quanto para a descrição de rotinas. O setor envolvido na rotina apresentada aparece em forma de colunas. Esse