Rádio e Internet: como tudo começou
Em 1990, a Arpanet saía de operação e o governo norte-americano confiava a administração da internet à National Science Foundation. Na mesma época, a maioria dos computadores dos EUA já tinha a capacidade para navegar na internet. Assim, os Estados Unidos acabaram registrando uma rápida adaptação das emissoras de rádio para a Internet. Como observa Sônia Virgínia Moreira (2002), duas companhias americanas reclamam os direitos e reconhecimento histórico de serem as emissoras pioneiras na transmissão de suas programações via Internet:
A AudioNet, que já em setembro de 1995 teria disponibilizado pela Internet a rádio KLIF, de Dallas, no Texas; e a Broadcast.com, que seria uma das primeiras a operar via Internet através de um portal específico de áudio e vídeo, tendo realizado a primeira transmissão de rádio também em setembro de 1995. Em julho de 1999, a Broadcast.com já estaria transmitindo ao vivo a programação de aproximadamente 410 emissoras de rádio.
Também na segunda metade da década de 90, algumas rádios inglesas já experimentavam as novas possibilidades com a transmissão instantânea de áudio via internet. As rádios livres, ou piratas, existentes na Inglaterra desde os anos 60, que contestavam o sistema de