Internet via rádio
INTRODUÇÃO
Com popularização da internet e a insatisfação dos usuários com a banda estreita (Discada ou Dial-up) o mercado banda larga começou a crescer, e com isso teve um grande crescimento desse serviço no país.
Nas grandes cidades o ADSL (Assymmetric Digital Subscriber Line ou
Linha Digital Assimétrica para Assinante) e Internet a CABO tomaram conta de certa maneira deste mercado, mas uma nova tecnologia chamada Internet via rádio
2
Como surgiu a internet a rádio
Um ex-guitarrista brasileiro inventa o acesso à Internet via rádio.
Sérgio Cabral, que tocava com os Paralamas do Sucesso é um exemplo de homem certo, no lugar certo, na hora certa e sobretudo olhando para o lugar certo. Tudo começou em janeiro de 1991, durante a Guerra do Golfo Pérsico. Na época com 28 anos, ele administrava uma empresa de software, enquanto todos assistiam televisão estupefatos com o poderio militar americano, ele prestava atenção na tecnologia por trás de tudo. Filho de um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira tinha acesso a dicas privilegiadas, soube então, como os americanos faziam para receber informações sigilosas durante os combates. “Usavam rádios livres de interferência, com ondas de extrema precisão”. E cinco anos depois, veio o estalo “Por que não usar a mesma tecnologia para acessar a Internet?
3
CONEXÃO
Com isso um novo movimento, diferente da realidade não esperada pelas grandes empresas de telecomunicação, começou a surgir principalmente nas pequenas e médias cidades onde as redes ADSL não estavam atendendo a demanda ou não tinha disponibilidade do serviço. Esse movimento ficou conhecido com acesso a internet por via radio (Wireless).
Essa tecnologia inicialmente criada para ambiente interno (indoor), foi adaptado para uso externo (Outdoor) e foram desenvolvidos software para controle de banda, cache e roteamentos alternativos que fizeram com que as redes de rádio começassem a ter uma qualidade de serviço (QoS - quality