Engenharia de Software
R.: Papéis
Scrum é um esqueleto de processos que contém grupos de práticas e papéis pré-definidos. Os principais papéis são: o ScrumMaster, que mantém os processos (normalmente no lugar de um gerente de projeto); o Proprietário do Produto, ou Product Owner, que representa os stakeholders e o negócio; a Equipe, ou Team, um grupo multifuncional com cerca de 7 pessoas e que fazem a análise, projeto, implementação, teste etc.
Equipes Scrum consistem de três papéis principais e uma série de papéis auxiliares - papéis principais são frequentemente referidos como porcos e papéis auxiliares como galinhas (após a história A Galinha e o Porco).
Papéis principais
Os papéis principais em equipes Scrum são aqueles comprometidos com o projeto no processo do Scrum - são os que produzem o produto (objetivo do projeto).
Product Owner (dono do produto)
O Product Owner representa a voz do cliente e é responsável por garantir que a equipe agregue valor ao negócio. O Product Owner escreve centrado nos itens do cliente (histórias tipicamente do usuário), os prioriza e os adiciona para o product backlog. Equipes de Scrum devem ter um Product Owner, e, embora esse possa também ser um membro da equipe de desenvolvimento, recomenda-se que este papel não seja combinado com o de ScrumMaster.
Equipe (Development Team)
A equipe é responsável pela entrega do produto. A equipe é tipicamente composta de 5-9 pessoas com habilidades multifuncionais que fazem o trabalho real (analisar, projetar, desenvolver, testar técnicas de comunicação, documentos, etc.) Recomenda-se que a equipe seja auto-organizada e auto-conduzida, mas que muitas vezes trabalhem com alguma forma de projeto ou gestão de equipe.
Scrum Master
Scrum é facilitado por um