Russia
2.1Causas
2.1.1 Governo de czares Até 1917, o Império Russo foi governado por monarquias absolutistas comandadas por czares. O Estado absolutista era sustentado, principalmente, pela nobreza rural, dona da maior parte das terras cultiváveis do país.
Industrialização e conscientização operária A industrialização do Império Russo começou tarde em relação à Europa ocidental. Foi impulsionada por capitais estrangeiros, que recebam estímulos para entrar no país durante o governo do czar Nicolau II (1894-1917). Nas fábricas, a classe operária foi tomando consciência das injustiças sociais de que era vítima. Foram surgindo organizações operárias, que se tornaram campo fértil para o florescimento de ideias socialistas revolucionárias.
2.1.2 Organização do Partido Operário Social-Democrata Com o desenvolvimento da industrialização e o maior relacionamento coma Europa ocidental, a Rússia recebeu do exterior influências políticas, que se chocavam com o antiquado absolutismo do governo russo. Entre elas destacou-se a corrente inspirada no marxismo, que deu origem ao Partido Operário Social-Democrata. Em 1903, os membros do Partido Operário Social-Democrata dividiram-se em dois grupos divergentes:
Mencheviques: defendiam que os trabalhadores poderiam conquistar o poder estabelecendo