psicologia atps
FACULDADE DE SANTO ANDRÉ ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL
CONCEITOS DE HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PÚBLICA
TUTORA A DISTÂNCIA: HELENROSE APARECIDA COELHO
SANTO ANDRÉ
20-04-2012
A Psicologia Social caracteriza-se não pela consideração do individuo, mas pela subjetividade do seu alvo que é o homem. Marx e Freud nos ensinaram a encontrar o homem em situação inter-humana, o homem havendo-se com os outros homens, mais do que com mecanismos.
O homem em suas diversas culturas acaba se isolando dos demais por motivos de segurança dele próprio e de sua cultura. Antes víamos isso apenas com os índios, mas hoje essa realidade se estendeu para outras culturas. Algumas culturas hoje podem ser chamadas de presas em meio ao antagonismo da sociedade, por isso o isolamento.
Muitas pessoas saem de suas cidades no interior ou até mesmo no nordeste do país deixando sua família em busca de uma nova oportunidade, em busca de um emprego que para elas sejam mais digno. Ao chegarem à cidade grande como a de São Paulo veem que a realidade é bem diferente da que ele tanto almejou. Conseguem apenas emprego de porteiro, faxineiro, pedreiro entre outras profissões que não são valorizadas e o salário é muito baixo, e a única coisa que é alta é a humilhação, pois o homem vende sua força de trabalho, algumas vezes até colocando sua vida em risco, mas o retorno não é satisfatório, com isso eles se tornam estrangeiros em seu próprio país. Algumas pessoas desistem e acabam voltando para a sua terra natal.
Nos últimos anos o a sociologia tem sido uma grande aliada da psicologia, pois ela compreende a subjetividade do indivíduo e as relações que ele estabelece com os demais, estando atento ao seu passado e a cultura a qual ele pertence.
O objeto de estudo tanto da Psicologia quanto da Sociologia são o mesmo mais cada um tem a sua particularidade.
A subjetividade de cada homem é solicitada