Russia
Aspectos Geográficos
A Rússia, Federação Russa ou ainda Federação da Rússia é uma nação transcontinental cujo território ocupa uma vasta área da Ásia e da Europa, com uma superfície de 17.075.400 Km², possuindo mais da oitava parte das terras firmes do planeta. Se estende por todo o norte da Ásia e por cerca de 40% da Europa (principalmente Europa Oriental, sendo um país transcontinental. Atravessa 11 zonas horárias mostrando uma grande variedade de paisagens e relevos. O país tem as maiores reservas de recursos minerais e energéticos do mundo apesar de não exportar, e é considerada a maior superpotência energética. Possui as maiores reservas de recursos florestais e a quarta parte de água doce não congelada do mundo. A Rússia é, junto com a China, o país que mais se limita com outros países (14 no total) e que tem fronteiras mais extensas. Cerca de 37.000 km de costa delimitam a Rússia dos oceanos Ártico e Pacífico e também do mar Negro e do Cáspio, sem esquecer a zona dos Bálcãs. Os oceanos representam uma importante fonte de riqueza para o país: o petróleo e o peixe são produtos obtidos naquelas zonas.
Faz parte ainda do território russo, além da porção metropolitana continental, o enclave de Kaliningrado, na zona do mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árticos, entre os quais os mais importantes são a Terra de Francisco José, as ilhas da Nova Zemlia, a ilha de Kolguev, o arquipélago da Terra do Norte, as ilhas da Nova Sibéria e a ilha de Wrangel. Inclui também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente, em particular a ilha Sacalina, as ilhas Curilas e as Ilhas Comandante.
O relevo é variado: dominam planícies e vales em 3/4 do território. As planícies do Leste-Europeu e da Oeste-Siberiana, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5.633 metros, que é também o ponto mais alto da Europa.
Apesar