Ruralidade e urbanismo
CLC_6
Formadora: Marta Domingos
Vivo em Setúbal. Setúbal é sede de um município com 170,57 km² de área e 121 185 habitantes (2011), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a Norte e Leste pelo município de Palmela, a Oeste por Sesimbra e, a Sul, o estuário do Sado liga-o aos municípios de Alcácer do Sal e Grândola. A península de Troia situa-se em frente da cidade, no litoral do Oceano Atlântico. Situa-se no extremo sul da região Centro de Portugal, marcando fronteira com o Sul de Portugal.
Na zona onde resido situa-se o Monte Belo Sul, perto da linha onde começa a nova urbanização do Monte Belo Norte. O Monte Belo está a norte do rio onde liga a cidade a Troia por via marítima.
Começo por falar do novo centro comercial recentemente inaugurado na zona extrema dos bairros da Azeda (zona antiga) e nova Azeda. A abertura ao público foi no dia 12 de Novembro, sendo o primeiro centro comercial da cidade e o primeiro inaugurado em Portugal após dois anos e meio sem aberturas de novos centros no país. Este centro comercial é da responsabilidade do Jumbo Immochan (imobiliária do Groupe Auchan). A localização do Alegro, é na principal entrada da cidade vindo da A2, que permitiu toda a requalificação urbanística e paisagística desta zona da cidade.
Seguindo a norte do centro comercial, no sentido Oeste, na artéria extrema do bairro da nova Azeda até a estrada M542 que faz a ligação entre Setúbal e o Vale Ana Gomes, na sua extensão de estrada, à esquerda tem o stand da Seat, em frente a Norauto, logo a seguir o Staples e até ao entroncamento ainda à esquerda existe um mini centro comercial o Atlantic Park ou “o de Borla” como se diz em Setúbal. Até a intersecção, sentido Setúbal, antes dos bombeiros sapadores de Setúbal, à esquerda existe também outro centro comercial “continente”, com espaço worten. Passando pelos bombeiros sapadores a 100m sensivelmente chega a rotunda da