Rup x xp
O Rational Unified Process é um framework já difundido e utilizado no mercado nacional e internacional de desenvolvimento, que pode ser adaptado a vários tipos de projetos. Podem ser derivados do RUP processos para todos os tamanhos de projetos, pois este framework define uma vasta lista de papéis, artefatos, atividades e fluxos. Contudo, o Rational Unified Process é muito complexo por conter uma série de atividades, papéis e artefatos e costuma ser visto como um processo pesado e burocrático, e identificar que elementos devem ser usados em cada projeto é uma tarefa difícil.
Em contrapartida, o eXtreme Programming aparece como uma alternativa mais leve para times de tamanho pequeno e médio porte, que desenvolvem software em um contexto de requisitos vagos e rapidamente modificados. O eXtreme Programming enfatiza a codificação e os testes de códigos, e também considera uma presença constante dos clientes no desenvolvimento. Pela característica de simplicidade que esta técnica apresenta, poucos artefatos, papéis e atividades são definidos. O eXtreme Programming tem obtido reconhecimento através de sucessos alcançados por pequenos projetos em contextos de grandes mudanças de requisitos. Entretanto, a leveza deste método e o foco em código tornam outros aspectos importantes de um projeto, como a gestão de requisitos e a construção da arquitetura, que são pouco enfatizados.
Rational Unified Process (RUP)
O Rational Unified Process surgiu em 1998, entretanto, contempla as idéias e as experiências vividas nos últimos trinta anos, em especial, abordagens seguidas na Ericson, onde trabalhou Ivar Jacobson, que mais tarde, juntamente com Grady Booch e James Rumbaugh,