Engenharia de requisitos
DE
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Disciplina: Engenharia de Requisitos
Turma: 461 – 154829
Aluno: Juarez Hélio Alves Janvrot
ÍNDICE
1-INTRODUÇÃO 3
2-Descrição e Comparação “RUP” x “OpenUp” 3
2.1- RUP 3
2.2-OpenUp 4
3-Manifesto Ágil 6
4-Descrição e Comparação “XP” x “SCRUM” x “KANBAN” 7
4.1-XP 7
4.2-SCRUM 7
4.3-KANBAN 8
5-CONCLUSÃO 9
6-REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Não há mais dúvidas de que a indústria de software é uma das mais importantes atualmente. O mercado brasileiro de software e serviços de TI, segundo o último relatório da ABES [9], é de US$ 19 bilhões e cresce de 25% a 30% ao ano desde 2004. Porém, grande parte do software produzido ainda é defeituoso, inadequado aos desejos do cliente, entregue fora do prazo e acima dos custos esperados[1].
Neste contexto percebe-se que se trata de um ambiente bastante complexo que proporciona o surgimento freqüente de novas metodologias de apoio a esse trabalho.
Tais metodologias surgem para apoiar e melhorar os trabalhos, visando atender as expectativas dos clientes e criar padrões que possam ser utilizados e outras demandas, aumentando assim a probabilidade de sucesso.
Descrição e Comparação: “RUP” x “OpenUp”
2.1- RUP
O RUP[2], abreviação de Rational Unified Process (ou Processo Unificado Racional), é um processo proprietário de Engenharia de software criado pela Rational Software Corporation, adquirida pela IBM, ganhando um novo nome IRUP que agora é uma abreviação de IBM Rational Unified Process e tornando-se uma brand[3] na área de Software, fornecendo técnicas a serem seguidas pelos membros da equipe de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar a sua produtividade no processo de desenvolvimento.
Quais são os objetivos? o Entender o âmbito geral do projeto e os seus objetivos; o Coletar informações sobre o que deve