Log 5408
Segundo Ludke e André (1986), para realizar uma pesquisa é preciso promover um confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele.
Trata-se de construir uma porção do saber.
Delineamento de uma estratégia organizacional
Componentes do diagnóstico estratégico
O diagnóstico estratégico é efetuado por meio da análise interna e externa da organização segundo os seguintes fatores:
Pontos fortes da organização: variáveis internas, controláveis, capazes de proporcionar uma condição favorável, em relação ao ambiente, para a empresa.
Pontos fracos da organização: variáveis internas, controláveis, as quais produzem uma situaçào desfavorável, em relação ao ambiente, para a empresa. Oportunidades: variáveis externas, não controláveis, que podem ser aproveitadas pela empresa, para criar condições favoráveis.
Ameaças: variáveis externas, não controláveis, que podem criar condições desfavoráveis para a empresa.
Análise externa da empresa
O ambiente empresarial é um conjunto dinâmico - sobre o qual atuam diferentes forças, de diferentes dimensões e naturezas, em diferentes direções - e que muda a cada momento, em virtude de cada uma dessas forças interagir com as demais forças do ambiente. A resposta empresarial a essas forças ambientais dá-se pela realimentação positiva ou negativa sobre os processos da organização, buscando manter sua sobrevivência e crescimento. A análise externa corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, suas relações no tempo e seus efeitos, ou potenciais efeitos, sobre a organização, sendo baseada nas percepções das áreas sobre as quais as decisões estratégicas da empresa serão tomadas. Assim, a análise externa dar-se-á segundo dois enfoques :
Ocorrência de situações-problema que exijam alguma decisão estratégica imediata - neste caso, a interação entre a empresa e o ambiente dá-se