rum cubano
CURSO DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA
UNIVERSIDADE QUE LÊ
O PRAZER DE CUBA
Marcelo Martins
RA 20472144
São Paulo, 2014
O PRAZER DE CUBA
Em cuba, os sucos são consumidos em grande quantidade, um deles é o Chi-Chi-Pó, que consiste na mistura de água gaseificada, com suco limão e leite condensado, além desse suco a população aprecia muito os sucos naturais de laranja, tamarindo ou garapiña, que consiste na casca do abacaxi fermentado.
Cuba é a ilha do açúcar, portanto o rum tornou-se a bebida mais utilizada no país e a mais comercializada no mundo.
A matéria prima para a fabricação do rum é a cana- de açúcar, no continente Europeu ela foi cultivada na Espanha e posteriormente levada para as Américas durante a expansão marítima onde foi cultivada em países como Brasil, Cuba, México, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.
CULTIVO
O cultivo da Cana de Açúcar é geralmente feito de forma extensiva. As plantações ocupam vastas áreas contíguas, e é necessário uma grande área plantada para justificar e manter produtiva a cadeia industrial à sua volta, as usinas de açúcar e Etanol. No entanto, os agricultores precisam conservar intocadas as áreas ao redor de mananciais de água, topo de montanhas e aclives acentuados, além de manter um percentual mínimo de mata nativa.
Modernamente, o cultivo e corte é realizado por grandes máquinas e tratores. A prática do corte manual, precedida pelas queimadas, praticadas anteriormente ao corte para a retirada das folhas secas, e que geravam reclamações de problemas respiratórios nas cidades circundadas por essa monocultura, vem sendo gradativamente abolidas. A cana-de-açúcar foi a base econômica de Cuba, quando tinha toda a sua produção com venda garantida para a União Soviética, a preços artificialmente altos.
PRODUÇÃO
O rum pode ser feito de duas formas diferentes: a agrícola e a industrial. O primeiro é obtido diretamente do caldo de cana fermentado e o industrial